Conexão junina aproxima estudantes do DF com a cultura popular

Foto: Divulgação

Fomentando a cultura popular nas escolas o projeto sociocultural, “Conexão Junina” realiza, até 18 de abril, apresentações de Quadrilhas Juninas em escolas públicas de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol. A iniciativa é desenvolvida por Elaine Araújo, arte-educadora que atua no movimento Junino do Distrito Federal a mais de uma década, e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O movimento junino é uma celebração tradicional das festas juninas que ocorrem em todo o país, com muitas festas, danças, comidas típicas e quadrilhas juninas. No Distrito Federal, o movimento junino é bastante popular e existem várias festas e eventos organizados durante o período.

Além da realização das apresentações dos grupos juninos, serão abordados temas como a história do movimento junino no Brasil, os tipos de indumentária, tipos de coreografia, inclusive com a explicação da diferença entre os vários tipos de danças que são inseridas nas apresentações dos grupos, como: Xaxado, Maracatu, Frevo, Coco, Baião, Forró e danças de roda como a Ciranda e a Arriuna, uma marca registrada das Quadrilhas do DF.

À frente da ação, a arte educadora e produtora cultural Elaine Araújo ressalta a importância do projeto: “Estimular alunos e aproximar a comunidade escolar das atividades das quadrilhas são fundamentais para o fortalecimento dos valores que carregamos. A cultura das quadrilhas é diversa e multifacetada, assim como as escolas, principalmente para a formação sociocultural e pertencimento cultural desses estudante”.

Distrito Federal junino

A Macrorregião formada pelas cidades de Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, é uma das regiões que mais possui grupos de quadrilhas juninas do DF (dados obtidos pela Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno – LINQDFE).

A cultura junina nesta região é intensa e movimenta uma longa cadeia econômica e cultural. Para as apresentações que são realizadas no período compreendido entre maio e agosto, são feitos ensaios desde o início do ano, muitas vezes em quadras esportivas ou nos pátios das escolas.

Em mais um movimento de aproximação com a comunidade, o projeto contará com os seguintes grupos juninos do DF:

Coisas da Roça @juninacoisasdaroca

A Quadrilha Coisas da Roça, com quase 30 anos, foi fundada com o objetivo de contribuir para a inclusão social de jovens da cidade do Paranoá/DF.

A Quadrilha Coisas da Roça mantém o espaço aberto para diferentes manifestações culturais, proporcionando novas perspectivas e desafiando a sociedade a pensar e agir, despertando a capacidade criativa de cada um.

Quadrilha Formiga da Roça – @juninaformigadaroca

Fundada em 08 de julho de 1996, a Quadrilha Junina Formiga da Roça tem o objetivo de alegrar, encantar e emocionar o público, mostrando o que há de mais belo na nossa rica cultura popular nordestina.

Sanfona Lascada @sanfona.lascada

A Quadrilha Sanfona Lascada, com 40 anos de história, realiza apresentações em escolas, igrejas, feiras e festas comunitárias e acumula mais de 100 conquistas em concursos de quadrilhas.

A Sanfona Lascada tem como objetivo manter viva a cultura da dança de quadrilha junina na capital federal, resgatando os costumes nordestinos presentes na região.

Quadrilha Ribuliço – @ribuoficial

Grupo inicialmente formado por jovens da Expansão do Setor “O” e Setor “O”, bairros da Ceilândia/DF. Com objetivo de dar aos jovens uma opção de lazer e difundir um pouco da cultura popular naquela comunidade.

A Quadrilha Ribuliço tem por marca a abordagem de temas relevantes à história brasileira tais como A saga de Antônio Conselheiro no sertão de Canudos, O pagador de promessas e também de temas autorais como O fim do mundo, O bilhete premiado e Cada um é para o que nasce e o picadeiro é o palco da vida.

Mais informações: @conexaojuninanasescolas

Serviço: “Conexão Junina” até 18 de abril –  escolas públicas de Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente e Pôr do Sol.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights