Caravana de São João volta a alegrar as ruas do DF

O Maior São João Itinerante do DF celebra dois anos de sucesso e contempla 68 atrações musicais nesta edição

O caminhão Zeca Troncho volta a percorrer as ruas da cidade com uma missão especial: levar a alegria do São João para onde o povo está. A partir do sofrimento enfrentado por artistas durante o auge da pandemia, em 2020, a Caravana de São João nasceu para socorrer os trabalhadores da cultura e o público. Sucesso desde 2020, o evento itinerante volta a rodar quatro cantos do quadradinho.

Até 03 de setembro o projeto – Caravana de São João – “O Maior São João Itinerante do DF” traz 68 atrações musicais e percorre 32 Regiões Administrativas do Distrito Federal. iniciativa é fruto de Termo de Fomento executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a Associação dos Defensores das Culturas Regionais (ADCR).

Com amplo itinerário, o caminhão promete arrancar suspiros dos moradores, beijos, abraços e até um arrasta-pé improvisado, nas portas dos centros comerciais da cidade. O projeto cultural que traz emprego e renda aos agentes culturais e técnicos envolvidos no segmento se tornou uma nova modalidade de apresentação artística, justamente por levar cultura a regiões que não possuem acesso à arte e entretenimento.

Dentre as atrações, entre a zabumba, sanfona e triângulo, dominam a grade nomes consagrados de forrozeiros, repentistas e emboladores de coco. A festança conta com a diversidade de ritmos existentes no DF, incluindo artistas de vários estilos, tudo a bordo da “caçamba” do trio improvisado.

Idealizador do projeto, o produtor cultural e presidente da ACDR, Arkson Rangel, conta que a ideia do “Caravana” surgiu como alternativa para amparar os artistas durante o período rigoroso vivido na pandemia. Com a solução criativa, ele conta que a caravana prosperou e se tornou parte da realidade e do cenário artístico atual.

“Diante de um momento tão crítico, tivemos a chance de inovar e somar com um formato de apresentação artística que tem o poder de adentrar as casas das pessoas. Mesmo com os festejos juninos de volta, celebramos uma ideia que chega aonde o povo está. Os artistas e público são felizes com um verdadeiro show num Pau de Arara gratuito, rodando a cidade”, celebrou Rangel.

O presidente da entidade ainda ressalta a questão do respeito à cultura como direito de cidadania e à diversidade cultural como expressão simbólica e como atividade econômica. “Projetos assim têm o grande poder de potencializar e democratizar o acesso à iniciativas culturais, visando à construção de novos valores de cooperação e solidariedade”, revela.

Nomeado de “O Maior Forró Itinerante do DF”, a Caravana é um projeto voltado para a área musical e busca a valorização dos artistas/grupos/trios de Forró do Distrito Federal, resgatando a memória cultural das festividades juninas e da centenária história da música (forró) e outros segmentos musicais que possuem identificação com os festejos juninos no Distrito Federal. O evento é totalmente gratuito.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights