Start up brasileira ajuda músicos no planejamento de turnês

A empresa integra o quadro da Estação Hack, projeto idealizado pelo Facebook

Os músicos brasileiros ganham uma aliada rumo à profissionalização. Lançada em setembro de 2019, a plataforma daleGIG é uma solução brasileira e original de construção de turnês musicais com foco em músicos independentes. A ferramenta promete um link direto e eficiente entre músicos de pequenos e médio porte com o profissionais do mercado musical. 

Em síntese, a ferramenta oferece uma série de serviços conectados que orientam e facilitam a elaboração de todo o processo de montagem de turnês de forma fácil e intuitiva que organiza o roteiro, logística e cachês. Portanto, segundo Raphael Evangelista, músico com mais de 16 anos de carreira e um dos idealizadores da ferramenta, uma tour com custos e logísticas bem elaborados proporciona mais chances de contratação ao final do processo.

Visando acessibilidade, 70% da plataforma é de uso gratuito, no primeiro planejamento, e possui ainda um plano de assinatura mensal que além de contratação de serviços, sustentam financeiramente a evolução da daleGIG. Vale ressaltar que o artista paga pela assinatura mensal, mas o cachê é do músico em valor integral.

Empreendedorismo na música

Com empreendedorismo na veia, em 2019, o modelo de negócios da DaleGIG foi selecionado entre mais de 200 startups pelo programa de mentoria SEBRAE Start Up SP. Ainda mais, também integra o quadro da Estação Hack, escola de programação e aceleradora de start ups iniciada em 2017 pelo Facebook no Brasil.

A daleGIG veio para revolucionar o mercado musical e estimular o pensamento empreendedor dos artistas brasileiros para que viver de música seja mais do que um sonho. Para isso, com o objetivo de captar e manter a boa relação entre músicos e contratantes, possui embaixadores e colaboradores espalhados por todo o país. 

Como funciona

O artista elabora as tours e toda a logística para seu acontecimento através de uma interface visual intuitiva, com todos os passos definidos, que guia o usuário durante todo o processo. Como resultado, em poucos cliques, são definidas datas, locais, hospedagens e transportes a partir de um banco de dados de contratantes selecionados por todo o Brasil. 

A etapas envolvem: o desenvolvimento do roteiro, verificação da logística, acesso a editais abertos e cachês. Assim, o algoritmo disponibiliza para o usuário informações que verificam a viabilidade de seu planejamento. Caso esse seja positivo, é feito o envio de propostas coerentes aos contratantes e curadores. A partir desse momento, começa a negociação.

Dentre as possibilidades, são inscritos projetos em editais, feiras e mercados abertos para abrir oportunidades paralelas a viagem planejada. Ainda, os usuários recebem notificações de push sempre que um novo evento ou edital de seu perfil é adicionado. Assim, todo o percurso é orientado por análises, dicas e consultorias em tempo real para as melhores tomadas de decisão.

Atuação durante a pandemia do Coronavírus

Atual situação do COVID-19 ocasionou em cancelamentos de atividades culturais em diversas regiões. Por consequêcia, daleGig suspendeu todos os envios de propostas e assinatura de novos planos. Assim, as atividades serão retomadas quando a situação se normalizar e os produtores voltarem a programar datas de shows. Nesse período, a empresa mantém presença nas mídias digitais ativas com dicas para artistas independentes.

Luísa Ágnes

Jornalista por formação, comunicadora por vocação. Luísa é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e possui especialização em Marketing. Em suas pautas, aborda temas relacionados a cultura pop, gastronomia e o setor criativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights