Impactos no mercado do entretenimento em tempos de pandemia

Impactos no mercado do entretenimento em tempos de pandemia

A chegada da pandemia pegou a todos de surpresa por todo mundo. A Covid 19, doença ocasionada pelo coronavírus ataca o sistema respiratório e é altamente transmissível. Por essa razão, em Brasília, a quarentena foi estipulada pelo governador Ibaneis Rocha, no dia 12 de março, para frear a curva de crescimento do contágio, proibindo atividades que tenham aglomeração de pessoas até meados de maio com data a ser confirmada pelo Governo do Disttrito Federal. 

O fato influenciou diretamente no mercado do entretenimento brasiliense que teve bares fechados e eventos cancelados (em um primeiro momento). Sobre o calendário de festas de temporada e shows programados a partir do mês de abril na capital fica a incerteza diante o cenário da pandemia.

Em Brasília

Grupo brasiliense Funn Entretenimento, responsável pelos pelos empreendimentos New Mercadito, Versão Brasileira Bar e Funn Festival se posicionaram por meio de um post no perfil oficial do grupo no Instagram e de nota da assessoria de imprensa. Motivados pelo senso de responsabilidade com os clientes, colaboradores e comunidade no geral, o bar Versão Brasileira, na 204 Sul, e o gastrobar New Mercadito, na 201 Sul, decidiram por congelar suas atividades por tempo indeterminado.

“Temos acompanhado as notícias e achamos necessário nos antecipar a um cenário que tende a ser muito difícil. Além de responsabilidade social, enquanto estabelecimento, precisamos nos unir para que isso passe depressa”.

Paulo Paim, um dos sócios do empreendimento.

O tradicional festival de inverno querido pelos brasilienses, o Funn Festival, com início marcado para o dia 8 de maio, não sofreu mudança de data até o momento. Contudo, a empresa relembra que estão acompanhando as informações das autoridades responsáveis e seus direcionamentos.

A R2 Produções, responsável por grandes eventos conhecidos pelo público nacional como o “Na Praia”,  “Surreal” e “Carnaval no Parque”, anunciou uma novidade após a temporada carnavalesca. O “Arraiá Do Aviões”, que tem data marcada para o dia 30 de maio. Até o fim da apuração deste artigo, não houve divulgação de possibilidade de adiamento ou cancelamento, mas informaram que estão atentos caso novas determinações sejam emitidas pelas organizações governamentais.

Outro evento que promete agitar a capital federal é “O Encontro”, show que reúne Harmonia do Samba, Parangolé e Léo Santana no mesmo palco. O concerto está programado para o dia 9 de maio. A organização do mesmo se pronunciou por meio do Instagram oficial do evento em Brasília afirmando que, a princípio, a data está mantida, porém estão acompanhando os acontecimentos. 

No Brasil

Seguindo as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, o Lollapalooza foi adiado de abril para dezembro de 2020. O line up e mantém os headliners da edição: Guns n’ roses, Travis Scott e The Strokes e anunciará, no decorrer do ano, as mudanças das atrações. Segundo anunciado pela página oficial do festival, quem comprou ingresso para a primeira data, poderá usá-lo normalmente.

A edição 2020 do famoso cruzeiro da marca Chilli Beans, que aconteceria neste mês de abril, foi cancelado. Caito Maia, fundador e CEO da marca, notificou o público por meio de vídeo publicado em seu perfil pessoal no Instagram. No qual afirma que pela saúde de todos, o evento seria cancelado.

Pela primeira vez na história, as filmagens de telenovelas brasileiras da rede Glogbo de Televisão foram interrompidas. Assim, as tramas foram divididas em temporadas para que possam finalizar as gravações após este período de isolamento. Por essa razão, a emissora reprisará folhetins de sucesso durante o período de isolamento.

Pelo mundo

O cenário não está diferente nos demais países. No cinema, as filmagens de “Missão Impossível 7”, que eram gravadas em Veneza, na Itália, foram interrompidas e retomadas no Reino Unido.

O famoso festival californiano Coachella datado inicialmente para abril foi adiado para o mês de outubro. A convenção este ano conta artistas brasileiros Anitta e Pablo Vittar no lineup. O IHeartRadio Music Awards, promovido pela emissora de rádio IHeartRadio que aconteceria no mês de março, em Los Angeles, também será remarcado, mas ainda não conta com nova data.

Os impactos do momento de pandemia já podem ser sentidos pela indústria do entretenimento. Estes foram apenas alguns exemplos para ilustrar um todo que adapta seus projetos e cronogramas pelo bem dos fãs, espectadores e trabalhadores que tornam tudo isso possível.

Luísa Ágnes

Jornalista de 24 anos apaixonada por cultura pop e pelo setor criativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *